26 junho 2008

O futuro da Mobicomp

Foi hoje anunciado que está prestes a ser completada a aquisição da Mobicomp pela Microsoft. Para quem não a conhece, a Mobicomp é uma empresa extrememente dinâmica de Braga, que produz software para telemóveis, e que graças a bons produtos e muito esforço comercial se internacionalizou com sucesso. Mesmo sem esta aquisição a Mobicomp era uma empresa que honrava Portugal e que deu uma contribuição muito positiva para desmitificar a ideia de que em Portugal não há tecnologia de ponta. Os seus produtos estão implementados em várias plataformas (Symbian/Java/Nokia/Ericsson, Windows Mobile..), e tem como clientes a TMN, a Vodafone, a Optimus, e outros operadores no Médio Oriente.

A anunciada aquisição é mais um comprovativo de sucesso. Despertar a atenção da maior empresa de software é obra, e é mais um motivo para felicitar o Carlos Oliveira e a sua equipa.

E se até aqui temos tido uma história de sucesso, qual será o futuro da Mobicomp?

É certo que sendo adquirida por um empresa global o seu mercado vai alastrar geograficamente por todo o mundo. O que é positivo. Mas será que continuará com a independência de plataformas que a tem caracterizado? Ou será que a próxima versão dos seus produtos só funcionará em Windows Mobile ? Essa tem sido a normal aproximação da Microsoft. As suas aplicações funcionam apenas nos seus sistema operativos. Se assim acontecer, ficarão no futuro vedados à Mobicomp a esmagadora maioria dos telemóveis : os Nokia e Ericsson com Symbian e Java, os futuros com software da Google também com a plataforma Java, os iPhone . E isso seria uma pena, porque limitaria o crescimento potencial da Mobicomp, e retiraria muito da potencial vantagem para Portugal desta aquisição, o seu valor exportador, e a disseminação de tecnologia com origem em Portugal.

Vamos ver o que acontece.

Nota de rodapé: todas as entradas deste blog refletem únicamente as minhas opiniões pessoais, expressas fora do meu contexto profissional. As opiniões do meu empregador são reflectidas no seu site empresarial.

3 comentários:

(``-_-´´) -- BUGabundo disse...

Pekena nota: o Android do Google nao é JAVA... é parecido, mas n e' java, ok?

Anónimo disse...

O dono deste blog só vê Java à frente dele...

Anónimo disse...

Boa visibilidade para mais uma tecnológica portuguesa. A Mobicomp deverá rodar o mundo com a Microsoft. Já pensaram o Joaquim de Almeida só fazendo filmes em Portugal? Parabéns, Mobicomp!