A UNESCO acaba de assinar um acordo com a Sun Microsystems para a promoção de tecnologias abertas. Este acordo faz parte dos esforços continuados da UNESCO para promover a inclusão digital.
O OpenOffice.org e a norma OpenDocument Format (ODF) serão utilizados como uma forma económica de melhorar o acesso à educação, com acesso universal à informação e ao conhecimento. Suportarão o desenvolvimento de sociedades abertas e inclusivas nas economias emergentes e em desenvolvimento.
Está prevista a criação de um Centre of Excelência para a Adopção de Tecnologias Abertas
22 maio 2009
Novas sessões do Open Learning Roadshow
Tiveram lugar recentemente mais duas sessões do Open Learning Roadshow
nos dois Campus do Instituto Superior Técnico :
18 de maio - IST Tagus Park
21 de Maio - IST Alameda
No final da sessão de 18 de Maio foi assinado o Protocolo entre a UMIC e a Sun Microsystems para a criação de Academias TIC no Ensino Superior
As próximas sessões do Open Learning Roadshow são :
27 de Maio - 15:00 - Universidade de Aveiro - Anfiteatro do Instituto de Telecomunicações
1 de Junho - 14:00 - Faculdade de Engenharia da Universidade Católica - Anfiteatro 12A
nos dois Campus do Instituto Superior Técnico :
18 de maio - IST Tagus Park
21 de Maio - IST Alameda
No final da sessão de 18 de Maio foi assinado o Protocolo entre a UMIC e a Sun Microsystems para a criação de Academias TIC no Ensino Superior
As próximas sessões do Open Learning Roadshow são :
27 de Maio - 15:00 - Universidade de Aveiro - Anfiteatro do Instituto de Telecomunicações
1 de Junho - 14:00 - Faculdade de Engenharia da Universidade Católica - Anfiteatro 12A
08 maio 2009
Lançamento do OpenOffice.org 3.1
A Comunidade Portuguesa do OpenOffice.org anuncia hoje a disponibilidade da versão portuguesa do OpenOffice.org 3.1, em simultâneo com as outras versões oficiais. Graças a uma colaboração entre a Sun Microsystems Portugal e a Escola Secundária Augusto Cabrita, e no âmbito de um protocolo de colaboração entre o Ministério da Educação, esta versão portuguesa foi sujeita antecipadamente a todos os testes de qualidade e está disponível para download em todo o mundo, quer no site oficial htttp://www.openoffice.org quer no site português http://pt.openoffice.org
.
Este facto demonstra o crescente empenhamento da sociedade portuguesa numa alternativa credível e de qualidade para uma ferramenta de tratamento de texto, folha de cálculo, apresentações, desenho, e base de dados para utilização pessoal e empresarial.
A versão 3.1 do OpenOffice.org é uma actualização significativa para a aplicação líder mundial em produtividade de escritório (Office) de código aberto. Desde que a versão 3.0 do OpenOffice.org foi lançada em Outubro passado, mais de 50 milhões de downloads foram registadas a partir do site oficial do OpenOffice.org. Lançado em mais de 90 línguas e disponível gratuitamente em todas as principais plataformas de computadores, o OpenOffice.org 3.1 parece destinado a bater este recorde.
A Comunidade do OpenOffice.org tem estado a ouvir os seus utilizadores. Estes foram convidados a votar nas características "mais desejadas", e o resultado já ajudou a moldar este novo lançamento. Esta nova versão inclui também um mecanismo opcional que permite que os utilizadores informem a equipa de desenvolvimento sobre como é utilizado o OpenOffice.org
A maior mudança (meio milhão de linhas de código!) e a mais visível é a renovação da qualidade gráfica do OpenOffice.org . Os mais técnicos denominam-na de "anti-aliasing" - os utilizadores normais apreciarão a melhor qualidade gráfica de todas as imagens. As melhorias estendem-se a outras mudanças mais subtis, como a forma como as imagens são mantidas enquanto estão a ser arrastadas, a forma de destacar as selecções de texto, e a adição da capacidade de sobrepor linhas a texto ("sobrelinhar"..) .
As características principais desta versão incluem:
Processamento de texto
* Melhorias nos comentários: os comentários respondidos são apresentados como "conversas"
* Maior integração do verificador gramatical
* Numeração de destaques dentro de parágrafos para documentos complexos
Folha de cálculo
* Dicas para fórmulas, com novas e melhores fórmulas disponíveis
* Melhoria nos ordenamentos
* Remoção de estrangulamentos ao desempenho
* Cursor deslizante de tamanho de imagem adicionado à barra de estado
* Mudança de nome de folhas com clique duplo
Gráficos
* Posicionamento flexível dos eixos para os utilizadores científicos e educativos
* Gestão flexível dos pontos de dados "não existentes"
Apresentação
* Botão de tamanho dos caracteres
Base de Dados
* Destaque da sintaxe SQL
* Implementação mais fácil de aplicações macro
Internacionalização e Localização
* Melhor suporte para escrita bidireccional
* Suporte a novas línguas
O OpenOffice.org também tem agora um melhor dispositivo de controlo de acesso em simultâneo a ficheiros , permitindo aos utilizadores partilhar arquivos com segurança em ambientes multi-plataforma.
"O OpenOffice.org 3.1 demonstra que estamos a ouvir os nossos utilizadores, e que graças ao empenho de longo prazo dos nossos apoiantes, podemos investir o tempo e esforço necessários para fazer mudanças significativas no software, "disse John McCreesh, líder de Marketing do OpenOffice.org. "O OpenOffice.org tem todas as características que os utilizadores querem, é fácil de usar e gratuito. Apelamos a todos para que o descarregam e o experimentem ainda hoje."
Download
O OpenOffice.org 3.1 está disponivel para download gratuito a partir de
http://pt.openoffice.org ou de http://download.openoffice.org
Guia de novas funcionalidades
http://www.openoffice.org/dev_
Corrector ortográfico e dicionário de sinónimos português
http://pt.openoffice.org/
Sobre o OpenOffice.org
A Comunidade OpenOffice.org é uma equipa internacional de voluntários e empresas, incluindo a fundadora Sun Microsystems, a Novell, a Red Hat, a IBM, a Google e a Red Flag, que desenvolvem, traduzem, apoiam e promovem a suite de produtividade de código aberto OpenOffice.org.
O OpenOffice.org usa o OpenDocument Format, uma norma internacional (ISO/IEC 26300 ), bem como os formatos de arquivos clássicos, como os do Microsoft Office. Está disponível nas principais plataformas de computação em mais de 90 idiomas.
O software OpenOffice.org é fornecido sob a licença “Lesser GNU Public Licence” (LGPL), e pode ser utilizado gratuitamente, para qualquer propósito, privado ou comercial.
O OpenOffice.org em Portugal
A Comunidade Portuguesa do OpenOffice.org conta com a colaboração de vários voluntários, e das empresas Caixa Mágica Software, Intraneia e Sun Microsystems.
Mantém um sítio em língua portuguesa: http://pt.openoffice.org
Pode ser contactada através do e-mail: marketing@pt.openoffice.org
07 maio 2009
Continua o Open Learning Roadshow
O Open Learning Roadshow continuou esta semana na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa ( dia 5 de Maio) e na Universidade do Minho em Braga (dia 6 de Maio).
Continuamos a falar da Sun Academic Initiative (SAI), do Open Source University Meetup (OSUM), de Open Solaris e de Java.
Para a semana estaremos aqui:
Instituto Politécnico de Lisboa - ISEL - dia 11 de Maio às 14:00
Universidade do Porto - FEUP - dia 13 de Maio às 15:00
Universidade de Coimbra - FCT - dia 14 de Maio às 10:00
Universidade Nova de Lisboa -FCT - dia 14 de Maio às 16:00
Subscrever:
Mensagens (Atom)