11 fevereiro 2007

Vista: o investimento errado no momento errado

Cada vez mais o PC é uma janela para a Internet.

Cada novo upgrade da banda larga, de 512 kbits/s para 1 Mbits/s, para 4Mbit/s e por aí fora traz mais perto as aplicações online.
Cada nova geração de processadores multicore, cada incremento na capacidade dos servidores, torna mais barato manter aplicações online.
Cada nova inovação no modo de desenhar aplicações, como o AJAX , o Ruby on Rails ou o java Server Faces, facilita a criação de aplicações online.
O custo acrescido de gerir um parque crescente de PCs encarece cada vez mais as aplicações cliente servidor, com componentes instaladas nos clientes.

Tudo indica que o futuro é das aplicações online.

Nem seria necessário falar das Google Applications. A própria Microsoft já o percebeu, e está a começar a fazer a transição para o novo modelo de software como um serviço web ("SaaS -Software as a Service") com os novos Windows Live.

É nesta altura que é lançado o mais gordo dos sistemas operativos clientes, em que para se correr decentemente o sistema operativo mais uma aplicação básica como o Microsoft Office o indicado será um Core Duo ou equivalente e 2 GB de memória. Segundo a Softchoice Corporation na América do Norte metade dos PCs não estão preparados para o Vista. Essa percentagem sobe para 94 % em relação ao suporte para a interface gráfica 3D , o Aero.

E em Portugal? Não acredito que os números variem muito.

Vão as empresas, vai a administração pública portuguesa enveredar por um investimento imenso numa tecnologia desnecessária, quando deveriam apostar em aumentar a largura de banda, em criar aplicações web, em fazer migrações para software livre?

Estes investimentos pouparão dinheiro às empresas e ao estado, e criarão uma infra-estrutura mais racional e preparada para o futuro.

Pagar o Vista e fazer upgrades de PCs será um enorme desperdício.

Programas Livres, Tux Vermelho

Gostava de deixar aqui a minha admiração pela produtividade de dois dos meus blogs preferidos. O Programas Livres analisa vários novos programas diariamente. O Tux Vermelho tem uma enorme capacidade de dar notícias, de encontrar e processar informação a uma ritmo diario, de uma modo graficamente muito agradável.
Continuem.

07 fevereiro 2007

Os adolescentes portugueses usam Linux

Quem tem filhos adolescentes como é o meu caso já se apercebeu dos novos modos de socialização como o instant messaging e as redes sociais. Se num caso o domínio é claramente de tecnologias Microsoft, é talvez desconhecido que a rede social mais utilizada em Portugal, o Hi5, que tem 18 milhões de visitas por mês, funciona em servidores Linux, e utiliza o servidor web Apache, a base de dados PostgreSQL e a ferramenta de gestão de sistemas Hyperiq HQ.
Tudo num artigo da Information Week sobre projectos perdedores e ganhadores de open source.

02 fevereiro 2007

City Desx

Passe a publicidade, que é merecida. Hoje no site da City Desk podem ver o ovelha do Alinex a assinalar o lançamento de um Sistema preparado para o Alinex, o 8000x. Faz parte de um conjunto de sistemas com Linux a serem lançados no âmbito de uma parceria entre a Universidade de Évora e a empresa. Não seria normal que houvesse esta diversidade em todo o mercado de PC's ? Não seria normal que os fabricantes assegurassem sistemas com todos os drivers necessários para um outro sistema operativo que não o do costume, e que a competição saudável chegasse ao mercado ?
Parabéns à Universidade de Évora e à City Desk.