28 fevereiro 2008

Grupo Português de Utilizadores Java Promove Primeiro Encontro Nacional


O PT.JUG - Grupo Português de Utilizadores Java anuncia a realização da sua primeira reunião no próximo dia 6 de Março, pelas 18h30, no Hotel Príncipe Lisboa. O PT.JUG é uma associação virtual de profissionais ou estudantes com ligação à plataforma tecnológica Java(tm) e tem sede no ciberespaço, no endereço http://www.java.pt. O PT.JUG tem como missão ajudar os seus membros a proteger o investimento na Plataforma Java, através da partilha de conhecimento sobre a tecnologia, a sua concorrência e o mercado local. Criado em Setembro de 2007, o Grupo Português de Utilizadores Java conta já com mais de 200 membros.

O primeiro encontro é composto por sessões que contam com a participação de voluntários do Grupo Português de utilizadores Java. Os temas são os seguintes:

- Apresentação do PT.JUG - Ruben Badaró, Hugo Palma e Fernando Fernandez
- Apresentação Sun Microsystems
- Developes Java: o que as empresas dizem que precisam mesmo mesmo - Fernando Fernandez
- Lightweight grids with Terracotta - Cesário Ramos
- Web 2.0 em Java com Google Toolkit - Hugo Pinto

A participação no evento é gratuita e as inscrições podem ser efectuadas em JUG Events.

O novo modelo económico do software

A propósito da recente compra da MySQL, o mais recente post do Jonathan Schwartz, CEO da Sun M icrosystems, descreve o modelo económico do software de código aberto do ponto de vista da Sun e da MySQL.

"As empresas que distribuem livremente os seus produtos, em vez de lhes limitar o acesso através do preço ou de licenças proprietárias, estão simplesmente a prioritizar a adopção versus a facturação imediata"

"Há um modelo económico claro à volta do software de código aberto, resumido de uma forma eloquente por Marten Mickos, CEO da MySQL: o espectro do mercado inclui os que têm mais tempo que dinheiro, que formam as comunidades de programadores e utilizadores de software livre; e aqueles com mais dinheiro que tempo, que celebram acordos comerciais de suporte, tipicamente em empresas mais maduras. Para se triunfar no final, é necessário ganhar em ambos os lados deste espectro - com o mesmo produto. Só a liberdade resulta"

25 fevereiro 2008

Os favores da Microsoft

O anúncio da Microsoft da publicação das interfaces com vários dos seus principais produtos contém vários aspectos positivos:
- após anos de guerra com a Comissão Europeia, várias multas e condenações, a Microsoft vê-se na circunstância de ter de publicar vários protocolos de comunicação com alguns dos seus principais produtos.
- empresas comerciais que estejam disposta a pagar as royalties pedidas pela Microsoft terão mais facilidade em interagir com os seus produtos

Contém também uma grande armadilha:
- ao realçar as patentes que considera ter em vários domínios, prepara-se para exercer acções judiciais para quem considerar estar a "fazer dinheiro" com a sua propriedade intelectual. Mesmo que essa patentes não sejam reconhecidas na Europa, e que várias delas não façam sentido (ex: patente por representar um documento de texto em XML).

Sobre isto tudo, recomendo o extenso artigo no site Groklaw.

A Microsoft sempre utilizou a propridade intelectual de outros. Sempre copiou descaradamente o "look and feel" da Apple, imitou o aspecto do Wordperfect no Word, baseou o Internet Explorer no NSCA Mosaic, apoiou-se nítidamente na plataforma Java para criar a plataforma .NET e C#. Que seria da Microsoft se tivesse de pagar direitos pela Internet, pelo TCP/IP. pela World Wide Web? Todos aprendemos com todos. Mas quando se trata do que a Microsoft produz, tudo é fechado, protegido por patentes, códigos secretos, propriedadee intelectual...

Este anúncio, com disse, facilitará a vida às empresas comerciais que queiram interagir com o "mundo Microsoft". Mas deixa a ameaça sobre o mundo do software livre - "paguem ou.."

O que acima de tudo deveremos promover é a utilização de normas abertas, sem royalties, sem descriminações, como o TCP/IP, base da Internet.

Com normas abertas conseguiremos um mundo em que não tenhamos de pagar imposto para ler o mail (patentes de Exchange/MAPI), que não teremos de pagar imposto para ler os documentos que produzimos (patentes de MS Office), para ouvir música (patentes de WMA).

Com normas realmente abertas, com software livre, não dependeremos dos favores de ninguém.

16 fevereiro 2008

O fim do formato HD-DVD ?

Ao que consta, está para breve o anúncio pela Toshiba do fim da produção de sistemas com o formato HD-DVD. Isto segue-se ao anúncio da Warner de que iria apenas produzir filmes no formato Blu-ray Disc

Lá se vai neste caso a teoria da coexistência de múltiplos formatos, tão do gosto dos adeptos do OOXML..

15 fevereiro 2008

Ajuda a escolher o local da próxima conferência do Openoffice.org

As conferências da comunidade do OpenOffice.org são fantásticas, aprende-se imenso e conhece-se muita gente interessante. Já tive a felicidade de ter ida a duas, em Hamburgo e em Barcelona. (fui eu que paguei pessoalmente as despesas, para quem quiser saber).

Podemos agora contribuir para escolher o local da próxima conferência. As opções são:
     * Amsterdão, Países Baixos
* Beijing, China
* Bratislava, Eslováquia
* Budapeste, Hungria
* Dundalk, Irlanda
* Orvieto, Itália

Mais detalhes aqui

Podem participar na escolha todos os membros da comunidade do Openoffice.org

Quem ainda não é membro está convidado a participar na comunidade OpenOffice.org


14 fevereiro 2008

OpenOffice.org Release Candidate1





A Release candidate 1 do OpenOffice.org já está disponível em inglês e outras línguas. Algumas implementações em português já estão disponíveis no mirror da FEUP (Obrigado ao NEACM)

10 fevereiro 2008

Os melhores downloads de 2007

Segundo a CNET, são estes os melhores downloads de 2007 :


5. Crossloop - acesso remoto (só para windows.....)

4. Pidgin - Messenger multi-plataforma

3. Miro - Internet TV e Video player

2. Audacity - audio recording


e

1. Openoffice.org - Tratamento de texto, Folha de cálculo, Apresentações, Base de Dados, Desenho

Observatório de Open Source da Comissão Europeia -Janeiro de 2008

Está disponível a edição de Janeiro das Open Source News do IDABC (Comissão Europeia).

Há um artigo sobre a partilha de software entre as Autarquias Locais da Suécia, um exemplo a seguir num país com problemas orçamentais como o nosso.

É mencionada a migração de 70.000 postos de trabalho para Linux na Polícia francesa, um marco muito importante na implementação de software livre na Europa

Ainda em França, um estudo económico encomendado pelo presidente Nicolas Sarkozy aconselha que seja incentivada a concorrência entre o software proprietário e o software open-source. A utilização de software open-source ajuda as empresas a reduzir os custos em Investigação e Desenvolvimento em pelo menos 36 por cento.

Os outros artigos:
SL: Open Source Internet strategy for gerontology research centre [31 January 2008]

EU: EU publishes public license in 22 languages, considers upgrade [31 January 2008]

ES: University of Zaragoza promotes Open Source [29 January 2008]

FR: Guide for governmental use of Open Source [24 January 2008]

EU: Organisation to represent Open Source SMEs [24 January 2008]

NL: Monitor to ensure openness of public IT [22 January 2008]

DK: Denmark to study effect on competition of ODF and Ooxml [22 January 2008]

BG: Government to study public use of Open Source [17 January 2008]

IT: Ministry asked to clarify spending on Open Source [17 January 2008]

------------------------------------------------------------------------

EVENTS -- Upcoming Free/Libre/Open Source Software Events:


NL: Joomla! Open Source content management system conference [04 April 2008]
http://ec.europa.eu/idabc/en/document/7341/472

BE: Fosdem 2008 - Free and Open source Software Developers' European Meeting [23 January 2008]
http://ec.europa.eu/idabc/en/document/7333/472

Os bolsos


Quando alguma situação de menos transparência, mesmo que legal, é denunciada, logo chovem acusações de "todos fazem o mesmo", "o que tu queres é encher os teus bolsos".

É sintomática esta atitude de encarar os clientes como alguèm que "enche os bolsos" de alguém. A concorrência é vista apenas na perspectiva de "que bolsos se vão encher" e não de escolher a melhor solução financeira e técnicamente.

Sei que tenho estado a irritar profundamente essas pessoas. No sentido de lhes dar uma dia mais feliz, aqui incluo um conjunto de bolsos. Encham os bolsos, irmãos.

04 fevereiro 2008

Caixa Mágica nas e-iniciativas

Transcrevo aqui um comunicado da ESOP, sobre algo que é realmente marcante. Uma oferta de Linux num portátil dirigido às escolas. Já tínhamos a oferta dual-boot, agora temos uma oferta completamente livre. Infelizmente surge em circunstâncias não-concorrenciais, não tendo sido autorizado que a vantagem económica do software open-source fosse visível para os utilizadores.
Mas, para além das que conhecemos sobejamente como vantagens do software livre, ainda sobressaem duas, que temos de mostrar a todos os que pudermos (e que tal uns vídeos no youtube) :

- A velocidade de abrir uma aplicação em Linux versus uma aplicação semelhante em Windows Vista ! ( o efeito BOM! BOM !)
- A interface gráfica com Compiz versus o triste Aero do Windows Vista. ( o efeito UAU! )


"O programa e-Escolas conta agora com uma oferta Open Source. Esta nova opção, integrada no
programa, consiste no fornecimento de computadores portáteis pré-instalados com sistema
operativo Linux, acesso à Internet 3G e aplicações de produtividade. A iniciativa partiu da Caixa
Mágica Software, empresa associada da ESOP, em parceria com a Fujitsu Siemens e com a TMN.
Esta opção está disponível desde ontem para o modelo Fujitsu Siemens Esprimo com o operador
TMN, mas a oferta será alargada a outros fornecedores de hardware e a outros operadores muito
brevemente.
A solução Linux Caixa Mágica 12 presente no programa e-Escolas inclui:
- Sistema operativo Linux
- Aplicações de produtividade (OpenOffice 2.3, Firefox 2, Email, Messaging, ...)
- Suporte telefónico e via Web durante 2 anos;
- Manual de utilização e configuração em formato digital;
- Módulo de e-Learning de introdução ao Linux e
- Sistema de reposição automático.
Mas informações no site da Caixa Mágica e no das e-iniciativas

03 fevereiro 2008

À sucapa

Juro que tenho muito mais intereresse em falar das novas adopções de Linux e OpenOffice.org, das inovações gráficas do Compiz, do melhorado suporte de placas gráficas em Linux, do novo KDE 4. Lá irei, em posts posteriores. Mas não consigo conter a irritação que me causa o saber que enquanto neste e noutros blogs simpatizantes e empregados da Microsoft apregoam a liberdade de escolha, recebo notícias de dois Ministérios que renovaram os famigerados Acordos Microsoft. Como de costume, sem consulta à concorrência. Como de costume, no valor de alguns milhões de Euros. Como de costume, por ajuste directo. Como de costume, sem publicação em Diário da República. Como de costume, negociado à sucapa num qualquer gabinete.
E não me peçam provas! Digam-me é quando foi a última vez que foi publicada uma consulta para sistemas operativos e offices.

Entretanto se alguém souber da publicação de algum destes contratos, agradeço imenso. Eu não consigo encontrar um único...