23 junho 2008

Java enriquece estado português

Já se sabia que as aplicações das Finanças portuguesas são baseados em Java. Agora vem a saber-se que também as multas estão a ser geridas por uma aplicação Java. Conforme notícia do IDABC e alerta do Rui Seabra, o Sistema de Contra-Ordenações de Trânsito está implementado em Java, com JBOSS.

Curiosamente, apesar de o lançamento da SCOT ter sido noticiado em 2007 nada foi na altura referido sobre a sua base tecnológica. A única referência técnica que encontrei é do Diário de Notícias, e refere as falhas de impressão com origem nos tablets "com software _________".

A minha primeira reacção foi "Será que voltámos ao tempo antes do 25 de Abril em que temos de ler notícias em orgãos de informação não portugueses para estarmos bem informados?" O Rui Seabra pergunta-se se o software não teve direito a mais publicidade por não ser da marca _________. Creio que esse é um factor real, mas mais porque nesse caso alguém do respectivo marketing não descansaria enquanto a notícia não fosse publicada com um destaque para o nome do fornecedor.
Como já referi noutros posts, creio que nos falta criar uma "central de marketing" do software livre, que alimente os nossos jornalistas com "press releases" e "success stories". Felizmente que podemos contar em parte com o IDABC, mas não chega.

Mas para além dessa interrogação fica a nota que dá origem ao título do blog. Quando o estado quer receber dinheiro usa aplicações abertas, usa Java.

(Quando quer desperdiçar dinheiro, usa ________ :-) )


Nota de rodapé: todas as entradas deste blog refletem únicamente as minhas opiniões pessoais, expressas fora do meu contexto profissional. As opiniões do meu empregador são reflectidas no seu site empresarial.

4 comentários:

Anónimo disse...

Deves pensar que com Java tambem não perdem dinheiro !!! Só com as dores de cabeça que têm e sem apoio dos famosos promotores do Java em Portugal, se dependessem deste bem tramados estavam.

Agora começo a perceber, você tem dois neurónios, um só pensa em Open-Source e o outro só pensa em anti-Microsoft.

Pois é falta-lhe o neurónio da realidade.

pvilela disse...

Meu caro amigo, este é um blog temático.
Quando criar um blog dedicado à Culinária, prometo aplicar os meus neurónios um ao Bacalhau à Braz e o outro à Feijoada à Transmontana.. :-)

Anónimo disse...

O seu temático é só anti-Microsoft.
Mas acho que nem para o bacalhau à braz nem para a feijoada à transmontana, os seus neurónios teriam capacidade, só se a Microsoft fosse investir nesta área, para você dizer mal.

Anónimo disse...

É por causa de mentes fechadas, amadores na engenharia de software e jogos de interesses que vivemos num mundo onde a M$ reina.

Veja-se o famoso Magalhães! As crianças mal começam a saber falar já lhes impingem a utilização de produtos M$. Formatados à nascença.
Os senhores da M$ vêm a Portugal e parece que Deus desceu à terra!

Utilizo software livre há muitos anos. Posso afirmar que a M$ tem MUITO que evoluir para chegar perto quando se trata de coisas sérias/com dimensão... não estou a falar de brinquedos ou editores de texto.

Enfim...