09 novembro 2008

Conferência anual de OpenOffice.org em Pequim


Já começam a estar disponíveis as apresentações da Conferência anual do OpenOffice.org. Esta conferência realizou-se entre 5 e 7 de Novembro de 2008 em Pequim, em reconhecimento da importância crescente da China que na adopção quer no desenvolvimento do OpenOffice.org. Logo a seguir à equipa principal de desenvolvimento em Hamburgo, na Alemanha, vêm com importância crescente as equipas da Red Flag e da IBM, ambas baseadas em Pequim. Entre as apresentações interessantes contam-se os esforços da Red Flag na adaptação do RedOffice (o OpenOffice.org chinês) aos Mobile Internet Devices, e a do projecto User Experience, sobre a renovação da imagem futura do OpenOffice.org. Depois da grande transformação interna que foi a versão 3 e o suporte das extensões, preparam-se alterações maiores no interface com o utiliazador.

A implementação orientada pelo estado de software open source na Malásia é alvo de outra interessantíssima apresentação, com descrição de todo o processo e dos resultados já obtidos.

Durante a conferência foi anunciado o ODF Toolkit, com a participaçao da Sun e da IBM, que pretende facilitar o desenvolvimento de novas aplicações que suportem o formato ODF, ou o suporte de ODF por parte de aplicações já existentes. Uma componente muito umportante é o ODF Validator, uma ferramenta de validação de ficheiros ODF.

Podem ficar descansados, o OpenOffice.org e o ODF estão mais vivos que nunca..

Sem comentários: