05 dezembro 2006

Encontro de Software Livre na Administração Pública

Foi sem dúvida um sinal importante a realização no passado dia 29 de Novembro do Encontro de Software Livre na Administração Pública. Se não estou enganado o último e único outro evento vindo da própria AP foi promovido pela UMIC há dois anos, a 22 de Setembro de 2004. Desde então poder-se-ia pensar que o assunto teria caído no esquecimento, não fora o facto de agora terem estado 4 ministérios envolvidos: Justiça, Educação, Cultura e Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, (via UMIC e Secretário de Estado), para além do Plano Tecnológico. E de terem sido apresentadas múltiplas iniciativas nacionais. Ou seja, algo mudou de facto nos últimos dois anos, como ficou demonstrado especialmente pelas apresentações de Mário Valente e Vítor Domingos do Ministério da Justiça/ITIJ, e de João Correia de Freitas do Ministério da Educação/CRIE. A intervenção do Jaime Villate sobre a utilização do software livre em contexto académico foi também extremamente eficaz e didática.

O resto do programa foi bastante interessante. Fiquei fascinado pela insistência no conceito de comunidade da Antonella Fresa, pelo calor pouco germânico de Karl Sarnow a descrever o projecto SchoolNet (contratem-no já para uma comissão de serviço em Portugal !) , e pela extensão da penetração do OpenOffice.org em França descrita pelo Patrice Posez.

Teria certamente sido possível ter tido uma muito maior audiência, mas creio que a ideia dos organizadores era de facto chegar a mais organismos, mas não necessáriamente a muitos indivíduos.

Será que poderemos esperar por algum posicionamento mais consistente do Estado português face ao software livre ? Aguardam-se próximos passos da UMIC e do Plano Tecnológico...

E pelos próximos anúncios de projectos...

PS: Obrigado Vítor pelos links. E pela tua parte importante na organização.

Sem comentários: