11 fevereiro 2007

Vista: o investimento errado no momento errado

Cada vez mais o PC é uma janela para a Internet.

Cada novo upgrade da banda larga, de 512 kbits/s para 1 Mbits/s, para 4Mbit/s e por aí fora traz mais perto as aplicações online.
Cada nova geração de processadores multicore, cada incremento na capacidade dos servidores, torna mais barato manter aplicações online.
Cada nova inovação no modo de desenhar aplicações, como o AJAX , o Ruby on Rails ou o java Server Faces, facilita a criação de aplicações online.
O custo acrescido de gerir um parque crescente de PCs encarece cada vez mais as aplicações cliente servidor, com componentes instaladas nos clientes.

Tudo indica que o futuro é das aplicações online.

Nem seria necessário falar das Google Applications. A própria Microsoft já o percebeu, e está a começar a fazer a transição para o novo modelo de software como um serviço web ("SaaS -Software as a Service") com os novos Windows Live.

É nesta altura que é lançado o mais gordo dos sistemas operativos clientes, em que para se correr decentemente o sistema operativo mais uma aplicação básica como o Microsoft Office o indicado será um Core Duo ou equivalente e 2 GB de memória. Segundo a Softchoice Corporation na América do Norte metade dos PCs não estão preparados para o Vista. Essa percentagem sobe para 94 % em relação ao suporte para a interface gráfica 3D , o Aero.

E em Portugal? Não acredito que os números variem muito.

Vão as empresas, vai a administração pública portuguesa enveredar por um investimento imenso numa tecnologia desnecessária, quando deveriam apostar em aumentar a largura de banda, em criar aplicações web, em fazer migrações para software livre?

Estes investimentos pouparão dinheiro às empresas e ao estado, e criarão uma infra-estrutura mais racional e preparada para o futuro.

Pagar o Vista e fazer upgrades de PCs será um enorme desperdício.

2 comentários:

Explícito disse...

Zaragoza se pasa al software libre
EFE. 22.02.2007 - 18:08h

Supondrá un ahorro de 1 millón de euros anuales.

Tan sólo habrá una inversión inicial de 700.000 euros.

El proceso estará completo a finales de 2008.

http://www.20minutos.es/noticia/205044/0/zaragoza/software/libre/

Anónimo disse...

Eu até gostava de acreditar nisso mas já tou a ver os políticos orgulhosos de a A.P. usar as mais recentes tecnologias da microsoft e dizerem que andam na crista da onda...(IGNORANTES!)