16 fevereiro 2008

O fim do formato HD-DVD ?

Ao que consta, está para breve o anúncio pela Toshiba do fim da produção de sistemas com o formato HD-DVD. Isto segue-se ao anúncio da Warner de que iria apenas produzir filmes no formato Blu-ray Disc

Lá se vai neste caso a teoria da coexistência de múltiplos formatos, tão do gosto dos adeptos do OOXML..

8 comentários:

Anónimo disse...

Deixa, o blueray vai pelo mesmo caminho.

Download on demand de conteúdos em HD.

O formato não passa de uma discussão para aquecer. As pessoas não se interessam por isso.

Anónimo disse...

Caro Paulo,

O assunto do post nada tem a ver com o tema dos formatos de documentos e nem são situações comparáveis como tu bem sabes!

A última frase totalmente provocatória era perfeitamente evitável!

pvilela disse...

Sim, foi provocatória, não consegui evitar :-)

Mas se bem que as situações sejam diferentes, não são assim tão diferentes. Trata-se em ambos casos de novos formatos para novas realidades - DVD de alta definição num caso, formatos XML estruturados para Office no outro.

Anónimo disse...

Paulo, é a selecção natural a funcionar... O Blu-ray sem a pressão do HD-DVD provavelmente não teria desenvolvido tão rapidamente soluções para os grandes problemas que este tinha inicialmente... o resto é história e o mercado a funcionar, como aliás deve acontecer e não apenas nesta área.

Victor

pvilela disse...

Sim, a competição ajuda muito.

O Microsoft Office não seria assim tão diferente se não existisse o OpenOffice.org a "picá-lo" (basta ver os relatórios de contas da Micosoft a falar da ameaça do OOo sobre os resultados futuros.

O OOXML nunca seria sequer uma proposta de standard se não existisse o ODF/ISO26300 a encorajar os governos de todo o mundo a utilizar um formato aberto de documentos.

Mas a conclusão desta guerra HD-DVD/BLu-ray Disc é a de que mesmo que em determinada altura existam múltiplos formatos, é sempre mais caro quer para os fornecedores quer para os consumidores a existência de vários
E relembro - está a minha opinião pessoal, não represento ninguém.

Anónimo disse...

Ora digam lá que é que o consumidor ganhou com dois formatos diferentes incompatíveis e que *servem exactamente para a mesma coisa*?

Não era melhor a industria ter chegado a um acordo prévio e competir depois pelos melhores produtos em vez de andar a debater formatos?

Uma guerras de egos que é do que se trata é uma situação loose-loose.

Por acaso perdeu o formato apoiado pela Microsoft, mas e perdesse o outro era o mesmo. O verdadeiro perdedor é o consumidor final.

Anónimo disse...

"Mas a conclusão desta guerra HD-DVD/BLu-ray Disc é a de que mesmo que em determinada altura existam múltiplos formatos, é sempre mais caro quer para os fornecedores quer para os consumidores a existência de vários."

Nesse caso é mais caro, apenas para os early adopters, que tipicamente estavam a VOTAR com o seu bolso, é assim que funciona, e daí? agora que houve uma definição do vencedor vem a massificação...

Não é garantido que seja mais oneroso para os fabricantes, basta que decidas apostar em apenas um deles, o mesmo para os utilizadores. E no caso do ODF vs OOXML, se apenas ficasse um deles, existiriam tantas opções de conversão que o problema seria bem contido, não é o mesmo que migrar dos formatos binários do Office para os novos formatos... Neste exemplo, custos tipicamente tens quando perdes alguma coisa (funcionalidades), e aí nitidamente quem ficaria a perder era quem migrasse os documentos dos formatos do Office para o ODF, tipicamente um sub, sub, sub set das aplicações da MS. Claro, isto se tiveres documentos em formatos antigos, para quem não os tem, o processo de decisão terá seguramente outros critérios.

Victor

Anónimo disse...

"Deixa, o blueray vai pelo mesmo caminho.
Download on demand de conteúdos em HD."

Bem observado, nunca me tinha lembrado dessa.

"Nesse caso é mais caro, apenas para os early adopters, que tipicamente estavam a VOTAR com o seu bolso, é assim que funciona, e daí? agora que houve uma definição do vencedor vem a massificação..."

E agora que não há competição, os preços vão estagnar e não vai haver essa massificação (que só aconteceu no DVD depois do crack do css e a loucura dos leitores chineses).

Para mim é-me perfeitamente indeferente sempre que haja filmes em DVD...

"tipicamente um sub, sub, sub set das aplicações da MS." Utilizado pela maior,maior,maioria (larga) das pessoas que usam as aplicações da MS.