23 julho 2009

Porque deve a Administração Pública utilizar (mais) Software Livre

O Portal iGov teve a amabilidade de publicar um artigo meu com o título "Porque deve a Administração Pública utilizar (mais) Software Livre".

Começa assim:

"
Em tempos de crise fazem-se contas. Anda-se menos de carro e mais de transportes públicos. Vai-se menos vezes comer fora – ou não se vai de todo. Tem-se mais atenção a desligar as luzes em casa.

A Administração Pública portuguesa também faz contas. Mas de um modo diferente. Há investimentos adiados, e há investimentos antecipados. Há que poupar nos gastos não produtivos e gastar no que pode estimular e economia, e retirar-nos mais cedo da crise.

No campo do software, que se pode fazer?"

Vejam o artigo completo no iGov . Recomendo :-)

8 comentários:

Anónimo disse...

:(
sempre a justificação do: "é mais barato", reduzindo grandes projectos, com enorme valor ao: "é melhor opção porque se poupa dinheiro"... óh gente mesquinha...

pvilela disse...

Percebeste mal. É para se fazer "Mais com menos", e não "Menos com menos". È porque a ambição é maior, não porque seja menor.

Anónimo disse...

Paulo tens aí um problema na argumentação se à partida consideras que o SL já faz mais a decisão devia ser sempre em favor deste, o que me parece é que não será bem assim o valor da maior integração de peças na plataforma MS é de facto uma das vantagens destas soluções em relação às soluções de SL que requerem mais peças e onde a sua integração é mais complexa. Por isto acho dificil que possas generalizar essa "boa prática" até porque cada caso é um caso.

Anónimo disse...

Talvez me tenha expressado mal (no 1º comentário que fiz), o que eu queria dizer é que o software OpenSource não deve ser ponderado porque "é mais barato", pois o seu valor vai muito além do monetário! cada vez que leio este tipo de artigos (resumos) passa a ideia de que apenas a "poupança" serve de alavanca para a mudança. Pergunto-me se a adopção do software OS não iria criar mais postos de trabalho qualificado junto das instituições e empresas, criando soluções adaptadas e adequadas a cada uma; se não seria um passo importante para acabar com a hipocrisia do soft. que "todos" usam mas que é pirateado (com o respectivo consentimento das próprias empresas afim de criar a tal pseudodependência do mesmo...); se este modelo não permitiria maiores desenvolvimentos e inovações neste domínio? enfim, acho que é o que muitos pensam mas o raio dos lobis...
carlos

Paulo Abreu disse...

Lamentavelmente continuam a associar o software livre ao "barato"... a ideia é boa, mas a estratégia errada e os resultados estão à vista.

pvilela disse...

Comentários muito interessantes, e merecedores de resdpostas longas.

A expressão anglo-saxónica "Value for Money" ilustra bem os objectivos de um produto para se impor no mercado. Se no artigo me foquei mais na componente "Money", é porque é uma óptima maneira de as pessoas mais distraídas gastarem algum tempo para avaliarem o "Value" dos produtos open source. E aqui é verdade, cada caso é um caso. Não é por um produto ser "open source" que ele é inerentemente melhor que um produto fechado. Tem potencial para isso, por causa da comunidade, mas pode nao realizar esse potencial.

Continuando nos termos anglo-saxónicos, há pessoas para quem o "good enough" chega. A Microsoft derrotou competidores bem melhores através dessa táctica. E tem medo dela - ver comentários do COO da MS sobre o Openoffice em http://www.microsoft.com/Presspass/exec/turner/07102007WPCKevinTurner.mspx

Mas quando os produtos da MS passam por "gratuitos" (quem comprou algum Windows ou algum MS Office - ou um SharePoint?), então só a Qualidade ("Value") conta. Tem sido essa a longa guerra do Linux, do Firefox, do OpenOffice.org, de tantos outros produtos open source. A adopção generalizada de produtos open source só acontecerá quando eles forem francamente melhores - o que já é o caso do Firefox.

No caso da Administração Pública - e de muitos outros - a principal tarefa dos defensores do software open source é demonstrar a sua qualidade, e conseguir que sejam avaliados pelo seu "Value for Money". E depois veremos..


Quanto à integração, é verdade. è um componente a avaliar, e em que a MS tem alguma vantagem. Mas quanto a mim completamente esvaziada pelos preços absurdos que praticam...

Anónimo disse...

"Mas quanto a mim completamente esvaziada pelos preços absurdos que praticam..."

Não é o caso do server, aí os preços são bastante competitivos, e muitos dos produtos com um rácio qualidade/preço do melhor que encontras, no desktop até posso concordar contigo que o preço do desktop deve baixar.

Mas como cliente não queiras nunca trocar software por serviços... como cliente prefiro que o software faça sempre mais, e mais... é mais barato assim...

Anónimo disse...

Adoptando software livre, a administração pública pouparia anualmente ao contribuinte LARGOS MILHÕES de euros. O resto é conversa de resistência à mudança, por esta ou aquela razão insignificante face ao desperdício a que lamentavelmente assistimos no nosso carenciado país.