03 outubro 2009

O próximo Ubuntu








Para quem já não se deixa impressionar pelas repetidas promessas de outros de que "agora é que é, este agora é que é bom, desculpem qualquer coisinha pela versão anterior.." saiu agora a versão beta do Ubuntu Linux 9.10 . O Ubuntu habituou-nos a este ritmo sincopado de actualizações que o está a dirigir rapidamente na direcção de ser o melhor sistema operativo desktop do mundo.

Quem quiser ser mais cauteloso pode esperar pela versão definitiva no final de Outubro.

Esta versão outonal traz muitas boas novidades, algumas das quais já cá deviam estar há muito tempo - mas mais vale tarde que nunca.

Parte dessas novidades são originais do Ubuntu, outras decorrem da actualização do ambiente desktop Gnome para a versão 2.28, que é utilizado também pelas outras versões de Linux e nix (Solaris).

Uma há muito devida é uma boa aplicação de gestão de dispositivos Bluetooth
A aplicação de "messenger" Empathy promete ser mais consistente e integrada no desktop
E o "Cheese", a aplicação de fotos e vídeos no Webcam, promete muito divertimento.

Todas as outras mudanças no desktop provenientes do Gnome estão descritas aqui.


As mudanças que são trazidas pela própria equipa do Ubuntu são bem radicais.

Numa perspectiva mais técnica, o novo sistema de arranque do sistema e aplicações Upstart rompe com um método, o init, que já vem dos tempos aúreos do Unix - há muito tempo, portanto. Permitirá uma maior flexibilidade e dinâmica ao sistema. É um dos pontos a seguir com atenção (para os técnicos..)

Se instalar aplicações em Ubuntu já era fácil, procedeu-se agora a uma já difícil melhoria, pela integração das funções de instalação e actualização de software num novo Ubuntu Software Center.

E a sincronização de documentos e ficheiros com outras pessoas e outros computadores vai ser radicalmente facilidada com o novo Ubuntu One.

Estas foram as novidades que mais me chamaram a atenção. Vejam vós próprios no site do Ubuntu.

E cuidado com aqueles moços que só vêm setes à frente .. :-)

Sem comentários: