14 janeiro 2007

A Xunta de Galícia aposta na normalização e no software livre

Após as Juntas da Extremadura e da Andaluzia, agora a Xunta de Galícia ( para escrever em galego) também aposta, embora mais suavemente, no software livre. Entre outros objectivos como levar a banda larga a 90 % da povoação em 2010, e criar conteúdos em galego, o "Plano Estratéxico Galego da Sociedade da Información (PEGSI) 2007-2010" define no capítulo de "Interoperabilidade, seguridade e coñecemento aberto" que o projecto de informação galego se desenvolve debaixo do conceito de interoperabilidade administrativa, suportada em normas abertas e plataformas tecnológicas de código livre.

Para evitar dúvidas é reafirmada a definição de normas (standards) abertos:
  • O standard foi adoptado e será mantido por uma organização sem fins lucrativos, e o seu desenvolvimento baseia-se num processo de decisão aberto (por consenso, maioria...) no qual possam participar as partes interessadas.
  • O standard foi publicado e o documento de especificações está disponível de forma gratuita ou por um custo nominal. Deve-se permitir universalmente a sua cópia, distribuição e uso sem encargos ou por um custo nominal.
  • A propiedade intelectual/ industrial do standard ou de partes deste é cedida sem que em nenhum caso haja lugar a contrapartidas financeiras.
  • Não existem impedimentos à reutilização do standard.
São publicados gráficos da utilização actual e prevista de software livre na Galiza:
Plataformas e aplicações da Xunta: 3 % actual - 12 a 26 % em 2010
Portais da Xunta: 40 % actual - 70 a 94 % em 2010
Plataformas empresariais galegas - 8 % actual- 12 a 22 % em 2010
Plataformas nas Câmaras(concellos) - 27 % actual - 32 a 42 % em 2010

Agradecimentos ao PSL Brasil

Sem comentários: