07 julho 2007

Software Livre na Escola - um sucesso




O Dia do Software Livre na Escola realizado no passado 5 de Julho na Escola Secundária de Palmela foi um sucesso, tendo lotação esgotada. Estiveram presentes mais de 200 escolas do país. tendo várias delas demonstrado o que estão a fazer para a promoção do ensino utilizando software livre. O programa já tinha sido publicado anteriormente neste blog.
Falou-se de Moodle, de Terminais leves, de Linux, de OpenOffice, do Concurso de Produção de de Conteúdos Educativos promovido pelo CRIE , e fundamentalmente de criatividade no ensino por parte de professores que se esforçam sem esperar recompensa.

Espero que as apresentações estejam em breve disponíveis on-line.




Outros momentos altos foram a apresentação da Junta da Extremadura, e a assinatura do protocolo entre o Ministério da Educação e a Universidade de Évora, que produz o Alinex.

O protocolo foi assinado pelo secrtário de Estado da Educação, Jorge Pedreira, e o reitor da universidade de Évora, Jorge Araújo, e diz respeito a utilização do Alinex em todas as Escolas Secundárias do país. Finalmente. Espero que esta parceria continue viva.



A apresentação de Vicente Parejo da Consejaría de Educación da Junta da Extremadura foi fascinante.
Começo por uma agradecimento pelo respeito demonstrado pelos presentes pelo facto da apresentação estar traduzida para português, e acompanhada por um filme em português.
E deixo aqui um apelo ao Ministério da Educação e á Universidade de Évora para que implementem em Portugal algo do que inacreditavelmente se faz aqui ao nossso lado:
- Duas interfaces gráficas do Linex desenvolvida expecificamente para crianças
- Prémios de 15.000 Euros para conteúdos ( O CRIE não conseguiu ser tão generoso)
- Plataforma de colaboração na Escola e com a Família - Rayutela e Populus

Recomendo vivamente uma visita ao Portal Educar.Ex



Também ouvimos as intervencões interessantes do João Neves (Ansol), Correia de Freitas( Min Edu), Arriaga da Cunha (Univ Évora), Rui Grilo (CNEL), Luis Capucha (DGIDC)

Foi distribuídos a todos os presentes o CD de "Software Livre na Escola", promovido pelo Ministério da Educação/CRIE, pela Sun Microsystems e pela ANSOL.



As minha felicitações à Equipa Multidisciplinar CRIE , agora parte da DGIDC, e ao Centro de Competência Arrábida.

3 comentários:

Anónimo disse...

Excelente este tipo de eventos. Seria bom que fosse disponibilizada a emissão deste evento.

absorbent disse...

e publicitado... nao foi? e pq?

Anónimo disse...

Foi publicitado sim senhor. Inclusive, como está dito no post, neste blog.