05 março 2008

Virtualização livre


Qual é o programa de virtualização que funciona em Windows, Linux, Mac e Solaris, suporta sistemas virtuais Windows NT 4.0, 2000, XP, Server 2003 e Vista), DOS/Windows 3.x, Linux (Debian, Fedora, openSUSE, Mandriva, PCLinuxOS, Red Hat e Xandros), OpenBSD, ocupa 30 MB em disco, tem custo zero e tem o seu código aberto com lineça GPL?

O VirtualBox foi considerado pela DesktopLinux.com como "o melhor software de virtualização de que nunca ouviu falar"..

Bem, já ouviram falar. Experimentem. Não custa mesmo nada, nem em dinheiro, nem em tempo.

5 comentários:

Paulo Pires disse...

Só lamento que a versão OSS não permita shared folders. De resto é de facto um producto fantástico, com um GUI facílimo de usar. Uso-o em todas as minhas tarefas de virtualização!!

Parabéns à SUN pela aquisição ;-)

Antonio disse...

http://www.sun.com/aboutsun/pr/2008-02/sunflash.20080212.1.xml

Desde que o comecei a usar coloquei de lado todos os softwares comerciais (e caros) a que tenho acesso!!!

Cláudio Esperança disse...

Sem dúvida um dos melhores softwares de virtualização que conheço... graças a ele acabou-se o dual boot, e Windows, só mesmo quando preciso de testar algum projecto neste ambiente (e nunca mais de 5 minutos, para não apanhar doenças).

Concordo com o Paulo Pires: muitos parabéns à SUN pela aquisição, e fico muito contente que tenha sido esta empresa a adquirir a esta ferramenta.

Cláudio Esperança disse...

.

Anónimo disse...

Curiosamente a versão para Mac ainda está em beta. Espero que isto mude rapidamente.
Este software de virtualização pretende realmente concorrer com as versões profissionais (ESX, XEN e afins), ou é apenas uma alternativa às versões pessoais (VPC e outros)?
Obrigado,
Paulo