12 junho 2007

Mais adesões ao Open Document Format na Europa e no Japão

Segundo a ODF Alliance:

A Noruega propõe o uso obrigatório de ODF (Open Document Format) e PDF

O Conselho de Normas da Noruega, nomeado pelo seu Conselho de Ministros, recomendou a adopção da norma ODF para troca e descarga de documentos editáveis, e de PDF para publicação de documentos não editáveis na web. A recomendação, apresentada pela Ministra Heidi Grande Røys, apelou também para a convergência entre ODF e OOXML para que se evite a existência de duas normas sobre documentos electrónicos. As recomendações do Conselho serão objecto de consulta pública até 20 de Agosto de 2007. O Conselho de Ministros tomará então uma decisão definitiva.


A Polónia adopta uma lei recomendando a utilização de normas abertas

O Conselho de Ministros do governo polaco aprovou o Programa Nacional de Informatização que recomenda a utilização de normas abertas de Tecnologias de Informação e apela para a neutralidade tecnológica em todos os projectos de Tecnologias de Informação promovidos pelo governo. O programa deverá ser implementado entre 2007 e 2010


A Croácia adopta ODF e PDF para utilização na Administração Pública

No âmbito do programa eCroatia 2007 a Croácia anunciou a data limite de Setembro de 2007 para a completar o trabalho sobre a adopção de ODF e PDF como base de troca electrónica de documentos na administração pública. O governo anunciou também a adopção de ODF e PDF/A como normas nacionais na Croácia.

(Podem procurar por "Open Document Format" no PDF. Para os mais afoitos, há um tradutor de Croata para Inglês aqui


Japão aponta para Normas Abertas e ODF

Espera-se que o Japão seja a primeira nação asiática a anunciar formalmente uma política dando prioridade a normas abertas, com o objectivo de evitar a dependência dos seus forncedores. Está em discussão pública até final do ano a versão preliminar da Framework de Interoperabilidade do Japão, que advoga a adopção de ODF.
A Política de Compras, que inclui a preferência por normas abertas, foi publicada em Março e entrará em vigor em Julho.

Tradutor de Japonês para Inglês (fantástico, não é ?) aqui

Enquanto isso, no país mais ocidental da Europa, aprofunda-se a dependência, e nem uma palavra sobre normas abertas...

1 comentário:

Nuno Dantas disse...

Falta de imaginação, a FEUP adoptou o .doc . Não foi o DOCX...foi mesmo o DOC!