26 dezembro 2007

E a Noruega também!

O governo da Noruega emitiu uma "press release" no passado dia 19 de Dezembro na qual a Ministra da Renovação da Administração, Heidi Grande Røys, declara que toda a informação nos sítios web da administração pública deverá estar nos formatos abertos HTML, PDF ou ODF a partir de 2009. "Chegou o fim do tempo em que apenas estavam disponíveis formatos Microsoft Word", declarou a ministra.

De acordo coma nota de imprensa a utilização de ODF (ISO/IEC 26300) para documentos editáveis que se descarreguem da Internet será mandatória para todas as entidades da administração pública a partir de 1 de Janeiuro de 2009.
Mais tarde todas as agências da administração pública deverão utilizar formatos abertos na troca de documentos entre si e com o público. O sector público deverá converter todos os documentos em formato proprietário para formatos abertos até 2014, declarou a Ministra.

"Este governo decidiu que o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação na administração pública será baseado em formatos abertos. No futuro não aceitaremos que os utilizadores de informação pública sejam aprisionados a formatos fechados por entidades públicas", declarou a ministra" Grande Røys.

Press release original (em noruguês) ...


Ok, e também em inglês..

Sem comentários: