07 fevereiro 2006

O que realmente interessa - mais organização

Sejamos francos, em Portugal não existe uma comunidade open-source. Existem várias comunidades, que ora cooperam ora se ignoram. Existem muitas pessoas que utilizam software livre, mas não sabem como podem ajudar. Existem também várias pessoas em empresas e administração pública que sem muito alarde vão implementado soluções de software livre. Ainda hoje tomei conhecimento de mais uma, abrangendo 1.000 utilizadores.

Precisamos de mais organização. Precisamos de cooperação entre as várias comunidades, de forma a reforçarem-se umas às outras. Precisamos de um meio de proporcionar a quem quer ajudar um meio de o fazer -e nem todos precisam de ser programadores. Precisamos de publicitar mais o que se vai fazendo, e é cada vez mais.

Estamos, todos os que utilizamos software livre em Portugal, a usufruir do trabalho que outros resolveram partilhar conosco. Esse é cada vez mais um trabalho colectivo e organizado. Precisamos de o fazer melhor. De divulgar a existência do software livre. De ajudar quem quer experimentar. De publicitar quem o usa.

Precisamos de definir acções comuns. Começo com um primeiro apelo: a criação de um Arquipélago de Sites. Os seja, que o gildot, a ANSOL, o Paradigma e o seu Laboratório para a Iniciativa do Software Aberto, a Caixa Mágica, o Projecto Português do Openoffice.org, o Startux.org, o PTNIX, o Fedora Portugal, o Mozilla pt-PT, SoftwareLivre na AP, o Software Livre na FEUP, o Planeta Asterisco, o alphamatrix.org, o GNU/Linux-[PT], o Slackware-PT, o Software Livre no SAPO, o Ubuntu-PT ,o Alinex, se comecem a referenciar mais. De certeza que me estou a esquecer de alguns. E de certeza absoluta que não conheço todos.

É apenas um começo.

Cumprimentos especiais ao alphamatrix.org, que tem as referências mais completas.

4 comentários:

Anónimo disse...

Juntar isso tudo, "vai dar uma grande volta"....

Anónimo disse...

Mas ele tem razão dê trabalho ou não tem de se fazer algo, lembrem-se já entrámos na Era digital, e tudo o que se possa fazer agora vai-se reflectir no futuro, não importa que se erre ou que as coisas não corram da melhor maneira logo de inicio, o importante a meu ver é arregaçar as mangas e se fazer algo. Acho que já chega de tanta lamentação de isto ou de aquilo, o que importa mesmo é se fazer algo para mais tarde se colher frutos.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Obrogado pelo comentário ao meu projecto.
O alphamatrix foi criado exactamente com a intenção de reunir a comunidade mas tem sido difícil porque toda a gente fala e ninguem ajuda, apenas a connecty e mais algumas pessoas.
Se falta lá algum site ou projecto é porque nimguem se deu ao trabalho de o enviar.
Tudo o que eu conheço está lá.
Brevemente o site irá levar uma remodelação completa o que incluio uso de outro cms e implementação de muitas novas funcionalidades incluindo um forum e talvez um torrent tracker para os isos e etc...
Esporo que isso traga mais utilizadores porque toda a gente diz bem do site mas muito pouca participa activamente.

pvilela disse...

Eu não conhecia o alphamatrix.org mas fiquei bastante bem impresssionado. Vou estar mais atento, e ver se posso dar uma mão em qualquer coisa. Há papeis diferentes que cada site pode ter. Muitos estão ligados a projectos específicos. Um é de uma associação. Dois das duas distribuições portuguesas. Há um de notícias. Mas o Gildot tem o problema dos "comentários-lixo" O alphamatrix.org parece ser o registo de todos os projectos - se existe, está lá - e bastante bom em notícias.

Ah, e obrigado pela referência a este blog..