24 fevereiro 2006

A imprensa informática e o software livre

Tenho pensado amíude sobre que volta dar sobre a informação relativa ao software livre na imprensa informática portuguesa. Ou melhor, a falta de informação. As notícias são extremamente raras, em contraste com o grande dinamismo de todos os projectos, como o Mozilla, o Gnome, o KDE, o Ubuntu, etc. Poucos jornalistas fazem investigação, muitos orgãos limitam-se a publicar press-releases e a noticiar os eventos para os quais são convidados.
Vamos ter que ajudá-los e começar-lhes a enviar press-releases. Vamos ter estimular a ANSOL, ou criar uma Comunidade de Marketing de Software Livre.

Aceitam-se comentários

5 comentários:

Lopo Lencastre de Almeida disse...

Eu estou sempre disponível para receber propostas de artigos para a secção Linux da PCGuia ou para a PCGuia Profissional; que devem levar em conta o tipo de publicação, evidentemente.

g u i a l i n u x a_arroba g m a i l . c o m

Lopo Lencastre de Almeida disse...

Viva,

Para retomar este assunto.
Presumo que este site é visitado, assim como outros onde também propus o mesmo, no entanto até agora nada.

Donde se concluí que também há um problema congénito em Portugal -- não existente nas equipas de outros países desses projectos que falas -- e que é a inércia e o self contentment da malta que está nesses projectos e noutros cá pelo burgo.

Se houvesse interesse -- tanto dos que fazem como dos que patrocinam com publicidade -- não existiriam tantos projectos editoriais fracassados na área do Linux e do Software Livre, não achas?

Um abraço

Um abraço

pvilela disse...

Olá

Tenho estado a trabalhar com outras pessoas num dos projectos mais úteis que já se fizeram em Portugal na área do Software Livre. Tem-me roubado muito tempo. Não posso ainda falar dele, mas se tudo correr bem daqui a 2 meses há novidades.
Em Maio vou ter mais tempo. Tenho já uma ideia de um artigo, sobre o Open Document Format.

Quanto à publicidade, creio que só virá quando a crise nos abandonar.

Lopo Lencastre de Almeida disse...

Quanto à publicidade, creio que só virá quando a crise nos abandonar.

Não é um problema de crise. Em 2004 não havia assim tanta crise e nas maiores -- que não sentem a ameaça do Linux e/ou software livre -- é que foi mais critico arranjar publicidade.

Nos pequenos produtores e nos que são paralelos (Oracle, Sybase) não houve nenhum problema em vender pub.

Sempre sairam 10k e 5k exemplares antes de desistirmos :)

Quando houver novidades espero um post que é para saber no meu feeder.

1[]

Gustavo Mendes disse...

Caro Paulo,

Acho excelente a ideia de criar uma Comunidade de Marketing de Software Livre.

Encontrariamos com facilidade adeptos em ambas as áreas (marketing e OS); juntar uma equipa assim permitiria sem duvida melhorar a "marca" e o posicionamento do Software Livre.

Se continuar interessado gostaria de continuar esta conversa consigo; o meu e-mail é: gustavo.mendes@neoscopio.com

Abraço

Gustavo
(www.neoscopio.com)