02 abril 2006

Certified Open

A pouco e pouco empresas e organismos do estado começam-se a aperceber da armadilha em que cairam normalizando o seu software em Microsoft. Estando dependentes de um único fornecedor, não conseguem negociar baixas de preços, nem retirando um componente da "famiglia" de produtos ( o Office, por exemplo). Nem sequer conseguem controlar os gastos, pois não têm como resistir à subida de preços do seu software, em contra ciclo com a contínua baixa de preços do hardware.

Esta dependência pode ser diminuida de várias formas. A principal é a adopção de software que possa ser executado a partir de qualquer browser. O qualquer é importante, há por aí muito "software web" que apenas funciona com Internet Explorer.

Para aconselhar quem tem de fazer aquisições a evitar este tipo de dependências a Open Source Academy desenvolveu uma metodologia de aquisições denominada "Certified Open".
Esta metodologia permite que serviços públicos possam cumprir os seus objectivos de melhorar os serviços aos cidadãos sem incorrerem no risco de mais tarde se aperceberem que ficaram irremediavelmente presos a uma determinada solução.

O programa "Open Ceritified" está descrito aqui, com uma brochura disponível em PDF.
Há uma artigo sobre o programa aqui

2 comentários:

Anónimo disse...

Great site loved it alot, will come back and visit again.
»

Anónimo disse...

Great site lots of usefull infomation here.
»