21 abril 2006

Novo site da ANSOL

Temos em http://ansol.org um site renovado da ANSOL, a Associação Nacional para o Software Livre. O site estava parado há demasiado tempo, pelo que é uma óptima notícia o seu renascimento.
Há uma secção de notícias que se deve manter actualizada, porque qualquer pessoa pode dar sugestões de conteúdos, e uma lista de empresas fornecedoras de serviços em Software Livre à espera de inscrições.
E aceitam-se inscrições de novos sócios. Sou da opinião que se deve fazer crescer a ANSOL, quer em termo de número de sócios, quer no alargamento da sua actividade para além do que já fazem habitualmente, o lobby político. É necessária em Portugal uma associação dos que querem promover o software livre bem mais ramificada e bem mais interventiva. Este novo site é um bom passo nesse sentido. Novos sócios também.

6 comentários:

Anónimo disse...

Esta promoção das empresas é uma excelente notícia.

A mudança para um CMS também é uma novidade muito agradável e fico contente que o tenham feito finalmente.

Ambos eram pedidos muito chorados, pelo menos por mim, quase desde a fundação da ANSOL.

Continuo, no entanto, a achar que precisariamos de uma associação paralela só de empresas que trabalhassem maioritáriamente com software livre e aberto (mas não exclusivamente) e o promovessem.

Dado o tamanho irrisório do nosso mercado e a quantidade de empresas acho que poderia ser ibérica... e aqui é que reside o problema:

1. As empresas portuguesas não estão interessadas nem em se associar entre si;

2. As empresas espanholas se calhar também não estão interessadas em associar-se a nós.

1[]

pvilela disse...

Há já várias empresas interessadas numa associação desse tipo. Já deve chegar á dúzia.

Mas dá neste momento muito trabalho criar mais uma associação. Pode-se fazer uma de duas coisas:
- criar essa asociação como uma sub-associação de uma já existente - por exemplo a ANETIE
- esperar que o Ministério da Justiça crie a Associação na Hora ( está mesmo prevista)

Anónimo disse...

Viva,

Sobre isto que estamos a falar: El Rincon de Linux, Linux Empresa. A diferença é enorme. Eu não sei se eles têm uma associação de empresas formalizada mas os GULs são imensos e a pressão assim é maior. Aqui temos ligados às Universidades e nem sei se mais.

Eu penso que a existir algo deveria englobar não só as empresas mas também os profissionais liberais já que muitos de nós trabalha dessa forma.

1[]

pvilela disse...

"Eu penso que a existir algo deveria englobar não só as empresas mas também os profissionais liberais já que muitos de nós trabalha dessa forma."

É uma boa ideia, um mercado de profissionais

Anónimo disse...

Não Rui. E já tivemos essa discussão várias vezes em tempos idos :)

A diferença é que uma associação que tem "empresas" -- com competências e deveres claros -- à mistura com indíviduos tem mais poder de pressão do que uma associação só de pessoas.

As associações de pessoas têm a pressão exclusiva do número de associados que têm e/ou que representa e o resto é um bocado fantasia.

As associações de empresas idem mas de empresas e aqui a força é um bocadinho maior, por muito que custe.

Se nós tivessemos do lado da promoção do Software Livre e dos formatos livres, como o ODT, a AEP e a AIP seguramente que a conversa hoje seria já outra bem diferente.

E para já te digo que a ideia de fazer uma ANSOL para empresas também já a falámos todos em tempos muito idos e está para lá na lista de discussão da ANSOL e o resultado foi o que se viu.

Até a mais ingénua proposta de que as empresas ligadas ao Software Livre fizessem ACEs para poderem concorrer em melhores condições aos concursos públicos do Estado foi liminarmente chumbada como sabes pelos outros empresários -- em formato pessoal -- que participaram nessa discussão.

Assim continuamos com a colagem à Esquerda, mais ou menos extrema, à gratuitidade e a toda a propaganda manhosa que se queira fazer sem grande capacidade de mostrar o inverso.

Um abraço.

Anónimo disse...

I like it! Keep up the good work. Thanks for sharing this wonderful site with us.
»