21 setembro 2007

Holanda impõe normas abertas de documentos digitais e software "open-source"

No que se tornou já uma tendência europeia - e mesmo mundial, a Holanda decidiu a adopção de normas abertas de documentos digitais e de software "open-source". O prazo de que falam - até Abril de 2008 - implica a adopção do Open Document Format, a única norma ISO existente para documentos editáveis.

A notícia está disponível em holandês, e em inglês, e aqui está um breve resumo em português:

" O Governo holandês terá de utilizar software baseado em normas abertas de a partir de Abril de 2008.
Esta medida aumentará a abertura e acessibilidade da administração pública, fará diminuir a dependência de fornecedores de Tecnologias de Informação e Comunicação e melhorá as capacidade de inovação.

Este é o plano divulgado em 17 de Setembro de 2007 pela Secretária de Estado da Economia, Heemskerk. O Secretário de Estado dos Assuntos Internos, Bijleveld, também apoia a medida e declarou que a adopção de normas abertas e de software "open-source" fará diminuir a dependência de fornecedores, aumentará as oportunidades para os criadores deste tipo de software e tornará a comunicação com os cidadãos mais fácil.

A partir de Abril de 2008 todos os serviços da Administração Pública da Holanda devem escolher software baseado em normas abertas nas suas aquisições ou actualizações de software. Somente em casos excepcionais podem adoptar software proprietário.

A partir de 1 de Janeiro de 2009 todos os departamentos da Administração Pública devem ter uma estratégia para a aquisição e utilização de software "open-source".

De acordo com o Secretário de Estado é bom que os políticos tomem conhecimentos destas direcções nas Tecnologias de Informação e Comunicação, porque não são apenas ferramentas tecnológicas, mas também uma parte importante da moderna sociedade holandesa"


Sem comentários: