19 setembro 2007

OOoCon2007 - 18 de Setembro


Tenho estado em Barcelona, nos 3 dias da OooCon2007, ou seja, a Conferência anual do projecto OpenOffice.org , edição 2007. É a segunda vez que participo numa conferência do OpenOffice.org. A primeira foi em Hamburgo, em 200X, e teve cerca de 150 assistentes. A edição de 2007 tem 1063 inscritos!

A 18 de Setembro decorreram as reuniões internas dos projectos Native-Lang (Organizações Nacionais) e Marketing.

O Rui Figueiredo da Caixa Mágica participou na sessão Native-Lang, eu participei na sessão de Marketing. Esta sessão acabou por ser apenas uma análise do melhor e pior de cada país em 2006, e do que se espera para 2008.

Os líderes do projecto de Marketing do OpenOffice.org são John McCreesh (Lead), e Florian Effenberger (co-Lead)

O melhor e o pior

- Holanda : O governo decidiu também a adopção de normas abertas e software open-source. Em 2009 toda a Administração Pública deverá estar a suportar ODF

- Itália: OpenOffice.org tem tanto impacto mediático como o MS Office. O Director de Marketing da Microsoft foi despedido devido a não estar a conseguir lidar com o avanço do OpenOffice.org em Itália.

- Brasil: Para além do Banco do Brasil com 200.000 utilizadores, outro banco, a Caixa, já implementou OpenOffice.org em 100.000 utilizadores. Uma das principais motivações para a adopção do OpenOffice.org pela Caixa foi o melhor suporte de assinaturas digitais. Os problemas levantados por o OpenOffice.org não ser uma entidade legal levaram à constituição do BrOffice.org como uma Associação.

- Portugal: Finalmente temos o OpenOffice.org em Português europeu, o projecto e a comunidade OOoPT estão a ser re-dinamizados.

-França: PSA (Peugeot-Citroen) adoptou OOo na forma de Lotus Workplace. A discussão do OOXML como possível norma ISO levou a Microsoft França a grandes incompatibilidade com muitas entidades públicas - o representante da Microsoft chamou república das bananas à França.

- John McCreesh, lider do projecto de Marketing referiu o sucesso da implementação de OpenOffice.org nos PCs da Everex, que tiveram um grande procura nas lojas da cadeia de distribuição americana Wal-Mart. Há um testemunho da Everex reconhecendo o contributo do Openoffice.org para o sucesso comercial desta iniciativa. John McCreesh referiu também o insucesso das negociação com a Dell, devido às questões de protecção contra possíveis reivindicações de violações de patentes (“Patent indemnification” )

Ameças e Oportunidades


As maiores oportunidades identificadas foram :

- As extensões, pelo que possibilitam de rápida implementação de novas funcionalidade no OpenOffice.org

- O ODF Toolkit, que está a possibilitar a mais rápida implementação de novo código e a integração com outras aplicações - exemplo , gestão de conteúdos.

- A evolução do OpenOffice.org para uma ferramenta de colaboração

Á margem da Conferência

É incrível como às 9 da noite as Ramblas estão cheias de gente, e os homens-estátuas ainda se estão a começar a instalar, competindo na expressividade artística do seu boneco. No bairro gótico (o centro histórico de Barcelona), os restaurantes ainda estão cheios às 10 da noite. Perto da Praça do Rei um acordeão toca uma peça de Bach numa pequena praça medieval. Barcelona fervilha de vida !

Sem comentários: