26 setembro 2007

OOoCon2007 - 20 de Setembro

Continuando na cobertura da Conferência do OpenOffice.org em Barcelona, agora no penúltimo dia..


OOoCon2007 - 20 Setembro

NLP - a sustainability path to OpenOffice.org
Foi muito bom ouvir Cláudio Filho falar do projecto brasileiro, denominado BrOffice.org por questões de apropriação do nome OpenOffice.org no Brasil. O Cláudio é um amigo que a comunidade portuguesa do OpenOffice.org tem no Brasil, e das frequentes conversas que tivemos durante a conferência irá certamente nascer uma maior colaboração entre os dois projectos.

Já foram feitos 10 milhões de downloads de Openoffic.org no Brasil! É impressionante!
No Brasil existente das maiores implementações empresariais do OpenOffice.org, com 200.000 utilizadores no Banco do Brasil e 100.000 utilizadores.

Igualmente impressionante é a organização brasileira, que conta com 150 colaboradores, e é uma associação formal, com inúmeras actividades:
- tenta assumir a liderança da opinião pública
- recolhe fundos
- financia programadores
- recebe donativos de pessoas, governos e companhias
- estabelece parcerias com Universidades, Governo, Empresas
- presta serviços, como formação
- edita a revista BROffice.orgZine - em várias línguas..
Havemos de chegar lá em Portugal

Os donativos pessoais dão direito a certificados de "Amigo do BrOffice.org":-), T-shirts e CDs

A 2ª conferência anual do BrOffice.org vai-se realizar a 26 e 27 Outubro - em video conferência interactiva. Alguém de alguma empresa de telecomunicações nos pode ajudar a participar?

OpenOffice.org & Alfresco
- Cédric Bosdonnat, da StarXpert, falou de uma das pretendidas evoluções do OpenOffice.org - a interligação com outras aplicações, com a criação de um eco-sistema de software relacionado. Netste caso falou-se da integração entre o Alfresco, um Enterprise Content Management open-source, com o OpenOffice.org.
Esta integração consiste numa extensão do OOo, o OPAL, que em breve estará disponível, e que cria um novo Menu ''Alfresco" com funcionalidades como Abrir/Guardar, Gerir Versões, Propriedades dos documentos, Pesquisar

Thunderbird/Lightning - The missing office piece
Daniel BÖlzle e Christian Jansen apresentaram o projecto Lightning, uma extensão do cliente de e-mail Mozilla Thunderbird que inclui uma agenda e um gestor de tarefas, criando o equivalente open-source do Outlook. Está prevista uma integração entre o Lightning e o OpenOffice.org.
Trabalham neste momento no projecto 14 engenheiros, entre os quais 7 da Sun.
Em Outubro sairá a versão 0.7, com suporte de CalDav, iCalendar, WCAP (Sun Calendar Server) e Google Calendar. A versão 0.9 sairá no primeiro trimestre de 2008, e a versão 1.0 no terceiro trimestre de 2008. O projecto tem um blog com as novidades.

GravityZoo: Bringing OpenOffice.org to the Internet
Marcel van Birgelen falou deste projecto holandês, sediado em Masstricht. Não é um projecto Web, é um projecto Cliente-Servidor, servido por uma bateria de Servidores Aplicaionais, mas em que o cliente será muito mais leve que o actual OpenOffice.org. É desenvolvido em Python, e a sua Release Candidate está prevista para Setembro 2008. Por enquanto o código é fechado.

Positioning The Next OpenOffice.org As “Web 2.0/Work 2.0/Biz 2.0/Office 2.0" Front End
Esta foi a mais estimulante apresentação que assisti durante a conferência. Nela Arvind Mudjiarto, da Worxcode, afirma que a época em que o OpenOffice.org tentava ser uma melhor cópia do MS Office que o MS Office acabou. E que estamos agora a iniciar um período de inovação que iremos evoluir para um tratamento integrado da informação e do seu fluxo, via Web.

Neste momento utilizamos aplicações distintas para escrever documentos, para os enviarmos, para os armazenarmos localmente, para os acedermos via rede, para gerir fluxos de trabalho (workflows) , para consultar endereços. A visão de Arvino Mudjiarto é integrar tudo, conjugando um Open Document Format extendido para se poder integrar com LDAP, e criando projecto orientado para a colaboração via Web.

Imperdível!

Á margem da conferência
Não assisti a mais sessões porque estendi o intervalo en longas conversas com os outros assistentes da conferência nos jardins da Universidade. Esta é a maior vantagem em assistir ao vivo a uma conferência, em vez de apenas ver as apresentações via rede. Nada substitui uma boa conversa, e a troca de experiências que se consegue. Fizemos uma extenso conclave dos projectios em língua portuguesa, entre os delegados portugueses, brasileiros e galegos. Vamos ter certamente vários projectos conjuntos. Foi curiosa a coincidência da formação quase simultânea da ESOP - Associação de Empresas de Software Open Source de Portugal, e da AGASOL - Associación de Empresas Galegas de Software Livre, em ambos os casos com 12 empresas fundadoras. Será um número de sorte?
Foi também bom e útil falar com a Rafaella Braconi da localização do StarOffice/OpenOffice.org, tal como também tinha sido muito interessante almoçar na véspera com Barbara Held do IDABC, a principal responsável pela normalização de documentos na Europa.
Foi também bastante bom o jantar com vários membros da engenharia do StarOffice/OpenOffice.org no Porto Olímpico, seguido de uns copos na praia... Pena a conferência começar no dia seguinte ás 8 horas..

Sem comentários: