29 dezembro 2007

Economist: tudo o que é relacionado com computadores vai-se abrir em 2008

A revista britânica Economist sempre foi a minha preferida, pelas suas análises inteligentes, pelo seu humor, por abordarem temas e assuntos ignoradas por outras. Com algumas discordâncias à mistura, como o apoio à invasão do Iraque. Mas chamando a atenção muitas vezes com grande antecedência para acontecimentos que depois se comprovam, como o rebentar da bolha dot.com e a actual turbulência nos mercados financeiros devido à queda de preços das casas nos Estados Unidos e Grã-Bretanha.

De forma que fico satisfeito de a ver a fazer previsões tecnológicas para 2008 que vão ao encontro do tema principal deste blog - Abre-te Software: "Surfing - and everything else computer related - will open".

Deixo só aqui, nestes dias de festa e gula, apenas os bocados mais saborosos:

"(Ubuntu Linux) é agora mais simples de instalar e configurar do que Windows. Foi posto muito trabalho em tornar os gráficos, e especialmente os tipos de letra, tão intuitivos e atraentes como os do Mac"

"Tal como outras edições de Linux, Ubuntu trabalha perfeitamente bem em máquinas menos potentes que não podereriam aspirar a funcionar com Windows XP, quanto mais com Vista Home Edition ou o OSX da Apple"

"Quando as empresas estão habituadas a comprar PCs com Vista Business Edition por 1000 dólares e a instalar-lhes uma cópia de 200 dólares do Microsoft Office, torna-se muito grande a atração de um computador com custo inferior a 500 dólares utilizando um sistema operativo gratuito como o Linux e uma aplicação de produtividade pessoal como o OpenOffice.

E isto sem contar com os 20.000 dólares ou mais necessários para o software Exchange e SharePoint da Microsoft. Mais uma vez, existem alternativas gratuitas a este software de servidores."

O Economist aborda também o tema da abertura do espectro feito vago pela TV Digital, paro o que também convido à leitura.

3 comentários:

Carlos Afonso disse...

A Economist tem uma edição Intelligent Life onde normalmente faz alguma prospectiva.

Anónimo disse...

Download software, Free software download : http://www.techsofts.com

Anónimo disse...

Queridos amigos:

La Universidad de Salamanca se adhiere a los estándares abiertos.

La Universidad de Salamanca acaba de aprobar una normativa por la que se obliga a utilizar estándares abiertos en sus documentos electrónicos de tipo institucional, así como en el web institucional de la Universidad.

El texto de esa normativa, y más información sobre ella puede encontrarse en el web de la oficina del Conocimiento Abierto de la USAL: http://oca.usal.es

Atentamente

Oficina del Conocimiento Abierto
Universidad de Salamanca
http://oca.usal.es