01 novembro 2005

Open Document Format e a imprensa

Ainda não consegui ver nada na imprensa especializada e muito menos na imprensa generalista sobre o formato OpenDocument, um standard de formatação de documentos aprovado pela organização Oasis a 1 de Maio de 2005.

Este formato já foi adoptado formalmente ou informalmente (ou seja, através de produtos que o suportam, como o OpenOffice.org, StarOffice ou, de um modo geral, Linux) por inúmeras cidades europeias, como Munique, Viena, Bergen; por departamentos de Estado, como a Polícia Francesa, o Ministério da Defesa de Singapura, as finanças alemãs, o estado de Massachussets, a Junta da Extremadura ou o Ministério da Justiça em Portugal; por países inteiros, como a Tailândia, Venezuela ou a Indonésia.

A imprensa informática portuguesa sofre de faltas de recursos, e portanto apoia-se muito nas contribuições de empresas do ramo, na forma de press-releases, conferências de imprensa e viagens a eventos internacionais. Mas num mundo em que o software de código aberto é cada vez mais importante, é chegada a altura de arranjarem tempo para noticiar o que se passa nessa área. Talvez precisem que alguém lhes começe a enviar as press-releases do Gnome, KDE e OpenOffice.org, por exemplo..

Sem comentários: