30 novembro 2005

Standards e manobras de Marketing

Em reposta extremamente rápida à adopção pelo Estado do Massachussets do formato OpenDocument normalizado pelo Oasis, a Microsft anunciou a sua intenção de também submeter o seu formato XML a uma organização de normalização, neste caso o ECMA.

É por um lado um passo positivo, no caminho da abertura do software, e virá no futuro facilitar a importação e exportação de documentos de Microsoft Office por outras suites como o OpenOffice.org.
É também positivo porque revela que a comunidade open-source começa a ter a iniciativa, e a forçar a Microsoft a reagir. Isso já se passou relativamente ao futuro Internet Explorer 7, que é uma resposta ao êxito do Firefox, à tristemente celebre campanha "Get the Facts", uma resposta à cescente adopção do Linux. Tinha também já acontecido com o anúncio de formatos XML e do export para PDF a incluir na próxima edição do MS Office, como resposta ao OpenOffice.org. Repete-se agora face à normalização do OpenDocument. Perder a iniciativa é bastante mau em termos de combate, e isso está a acontecer à Microsoft.

Mas este anúncio é também, ou sobretudo, uma manobra de Marketing para tentar esvaziar a adesão à norma do OpenDocument antes de ela ter tempo de se afirmar. Num guião típicamente microsoftiano, está-se a fazer um anúncio que apenas se concretizará daqui a muitos meses..

O que também já se tornou patente é que face à ofensiva do OpenOffice.org a Microsoft está a tentar enredar o Office no software empresarial, nomeadamente no SharePoint Portal. Por um lado tenta esvaziar a iniciativa do mundo do sftware aberto, por outro tenta levar os clientes empresariais, os que realmente lhe dão dinheiro, para um outro patamar, o das ferramentas colaborativas.

Aqui o mundo do open-source terá também de se afirmar rapidamente.

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