05 maio 2007

Sistemas de Informação na Saúde : O Relatório Demolidor

Num dos meus primeiros posts neste blog citava uma impiedosa análise feita ao IGIF - Instituto de Gestão Informática e Financeira da Saúde - por um seu ex-responsável.
Estive a ler hoje um relatório sobre os Sistemas de Informação da Saúde efectuado pela PriceWaterhouseCoopers, denominado "Memorando de Análise e Diagnóstico da Situação Actual". Nunca tinha lido um relatório tão demolidor a uma instituição do estado na vertente informática. Oscilei entre o agrado pelo reconhecimento oficial da situação catastrófica no IGIF e a vergonha de termos esta situação em Portugal.
O estudo está - pasme-se - disponível no próprio site do IGIF que - pasme-se outra vez - foi quem encomendou o dito (empurrado pelo Ministro..). Bom, talvez seja por isso que o IGIF vá ser extinto e substituído pela nova Adminstração Central do Sistema de Saúde.

Excertos:

"O IGIF e os serviços de sistemas e tecnologia de informação que presta no sector da Saúde não estão alinhados nem respondem aos objectivos estratégicos e preocupações da actividade da Saúde"

"O domínio de fundamentos tecnológicos por parte do pessoal do IGIF é bastante baixo. Em termos gerais o conhecimento das tecnologias mais modernas é praticamente inexistente"

"Cerca de 66 % dos dirigentes não tem competências nos domínios dos fundamentos tecnológicos avaliados..Cerca de 60 % dos técnicos tem competências nulas ou mínimas no domínio dos fundamentos técnológics avaliados"

"A totalidade dos dirigentes declara não conhecer ou ter conhecimento mínimo das normas e padrões internacionais ligados aos sistemas e tecnologias de informação e á Saúde"

"Cerca de 87 % dos dirigentes não tem ou tem um mínimo conhecimento de fundamentos, processos e experiência de gestão de projectos"

"No IGIF não existe uma estratégia ou plano de sistems de informação estruturado"

"O IGIF não avalia formalmente ou informalmente os benefícios efectivos de um projecto"

"Na totalidade dos projectos analisados , não foi possível apurar a relação entre a execução orçamental e a concretização efectiva do projecto"

Os pontos positivos do relatório referem-se à qualidade funcional das aplicações produzidas pelo IGIF: "uma riqueza funcional bastante forte e por vezes de qualidade superior, comparativamente com soluções do mercado"

Que fazer coms esta instituição? Obviamente acabar com ela, e fazer uma nova, aproveitando o bom existente - a equipa das aplicações. Que a nova ACSS consiga fazer algo de melhor - pior é impossível.

Mas é tão desesperante que este estado de coisas dure, e dure, e dure, e que a incompetência domine desta maneira umn sector essencial ..

Seria interessante que a PWC avaliasse também outros serviços informáticos do estado. - e que houvesse consequências dos mesmos.

Sem comentários: